
Os bebés não nascem de imediato, tem todo um processo envolvido e saber como nosso corpo funciona tem um peso enorme para uma experiência positiva.
🟠 Pródromos
Cólicas e contrações sem ritmo que não engrenam. Pode durar dias e nem todas as mulheres passam por essa fase. Vida segue normal!!!!
🟠 Fase Latente
As contrações começam a ficar regulares e ritmadas.
Tentar focar em atividades agradáveis, se alimentar, hidratar e também reduzir o ritmo, poupar energia e observar o corpo.
🟠 Fase ativa
Contrações ficam mais intensas e os intervalos regulares. Há aumento da dor ou sensação de prazer. Entrada na “partolandia”. Desconexão com o mundo externo.
Buscar se movimentar, encontrar posições favoráveis, se conectar com o corpo, aplicação de calor, massagens...
🟠 Fase de transição
Contrações com pequenos intervalos e maior duração. Dilatação chega até 10cm. Dor intensa. Ondas de calor e agitação. Vontade de empurrar.
Massagem, banheira aquecida, vocalizações e outros métodos não farmacológicos de alivio da dor, respiração para controlar puxos e adrenalina.
🟠 Expulsivo
Período da dilatação completa até nascimento. Puxos espontâneos. Contrações voltam a espaçar e a sensação de dor intensa, dá lugar a sensação do "Circulo de fogo". Bebê desce e realiza movimentos de rotação.
Escolher a posição mais cômoda e usar respiração para que a passagem do bebê aconteça de forma suave, evitando as lacerações.
🟠 Dequitadura da placenta
Expulsão da placenta. Deve-se manter o ambiente silencioso, com luz baixa, bebê me contato pele a pele, amamentação. Respeitar elo mãe-pai-bebê. Sem interferências.
Vale lembrar que a experiência do parto é individual e única, não se repete!
Comments