
A resposta é.....claro que sim!
A combinação de sucção, pele-a-pele, cheiro e gosto do leite, que chamamos "mamagelsia" é uma estratégia natural, disponível e sem custo que utiliza a amamentação prévia e durante procedimentos dolorosos como medida de redução da percepção de dor pelos bebés.
Deve-se iniciar a amamentação uns 5 minutos antes do procedimento, para garantir que a pega e a sucção estejam ajustadas.
Aliás, o custo é convencer os profissionais de saúde a realizarem os procedimentos com o bebê ao peito.
A maioria, infelizmente, se recusa, alegando que há riscos e até que já viram "coisas horrorosas a acontecer", coisas estas que só eles devem ter presenciado e guardado segredo, porque mais ninguém no mundo conseguiu provar tantas coisas terríveis que podem acontecer aos bebês!!! 🙄
Vamos lá......
Estudos comprovam que, se disponível, a amamentação deve ser utilizada para aliviar a dor processual nos recém-nascidos submetidos a procedimentos dolorosos, comparados com outros recursos não farmacológicos ou nenhuma intervenção. (Breastfeeding or breast milk for procedural pain in neonates, Shah et al, 2012)
Não há nenhuma evidência de que a "mamagelsia" represente risco de asfixia, aspiração, aumento do tempo do procedimento ou associação da amamentação a um evento traumático.
A DGS ressalta a importância do controle da dor e cita a amamentação como uma opção não-farmacológica, eficaz, segura de redução da dor e ansiedade causada pelos procedimentos invasivos nos lactentes. (Orientações técnicas sobre o controlo da dor em procedimentos invasivos nas crianças (1 mês a 18 anos), 2012)
No site do Programa Nacional de Vacinação, também encontramos a orientação da amamentação durante a aplicação de vacinas, como recurso de redução da dor.
Mesmo assim, há uma dificuldade enorme e um desgaste por parte das mães em conseguir que isto seja respeitado.
Então, me conta aquio que falta por parte desses profissionais, para atender ao pedido dessas mães que desejam apenas reduzir o desconforto dos seus bebês? 🤨🤨
Carol Botafogo
Doula de parto e pós-parto
Conselheira em Amamentação
*Atendimentos online e presencial
Comments