A teoria foi estudada pelo antropólogo Ashley Montagu e ficou famosa por causa do pediatra Harvey Karp ("O bebê mais feliz do pedaço").
Ele afirma que a gravidez tem um quarto trimestre que acontece fora da barriga da mãe e é neste trimestre que o bebé faz sua transição e adaptação ao mundo externo.
Nós humanos nascemos totalmente dependentes e saímos de um ambiente escuro, quentinho, acolhedor, onde estão sempre em movimento, a comida é ofertada a toda hora e não há rotinas de sono, mudanças de temperatura, manipulações, roupas, fraldas para além das tantas habilidades a adquirir em um curto espaço de tempo, mamar, enxergar, soltar pum, fazer coco, sustentar a cabeça e por ai vai....
Segundo a teoria, para que essa transição e adaptação não seja abrupta e aconteça de forma gradativa, segura e confortável pro bebé, durante os 3 primeiros meses após o parto, devemos oferecer um ambiente e sensações parecidas com a vida intrauterina.
Como?
Mantendo eles bem pertinho da gente.
Muuuuito contato pele a pele e colo, utilização de carregadores/slings, reprodução de sons que lembrem os ruídos do organismo materno (ruído branco), movimentos leves, banho de ofurô/baldinho, amamentar em livre demanda, roupas confortáveis, pouca exposição a luz forte e barulhos.
Usar sua intuição, ter um olhar empático a esses seres pequeninos que acabaram de chegar.
Afinal, não é fácil ser um bebé!!!
Conheciam essa teoria? Como foram os 3 primeiros meses do seu bebé?
Carol Botafogo
Doula parto e pós-parto
Conselheira em Amamentação
Yoga pré-natal
Comentários